Departamento de Solidariedade

Responsável: Maria Cristina Leal Boeira
Colaboradores: Alethéa Sperb, Maria da Graça Cavalheiro, Bruno Mosqueiro.

O Departamento de Solidariedade da AME-RS tem como meta primordial a assistência e o apoio material e espiritual às comunidades necessitadas. Este trabalho está baseado nas recomendações de Jesus, quanto ao atendimento de amor e respeito aos que mais necessitam de amparo e esclarecimentos.

Nossos objetivos:
1) Ambulatório médico de clínicas em geral.
2) Amparo à gestante adolescente: prevenção ao aborto ( abordagens médicas e espirituais ); puericultura ( amparo e esclarecimentos ).
3) Orientação médica e espiritual à mulher: prevenção ao aborto, temas sobre doenças sexualmente transmissíveis, gestação ( planejamento familiar) o papel da mulher na família e na sociedade em que vive, ( abordagens de temas como resiliência familiar e comunitária/ vivências), a violência à mulher ( abordagens e orientações através de profissional apto para tal ), sexualidade e tópicos em espiritualidade.
4) Visitações às escolas mais carentes, visando esclarecimentos éticos, individuais e coletivos, trabalhando a resiliência através de vivências e oficinas. Apoio material.
5) Amparo aos idosos – visitações às instituições que mais necessitam de ajuda. Esclarecimentos espirituais através do Evangelho.
6) Auxílio às famílias- discussão de temas como: violência familiar, o uso de drogas e álcool ( prevenção), o familiar com transtornos psiquiátricos, os cuidados para com o idoso vivendo na família, a importância do Evangelho no Lar, e outros temas a serem sugeridos pelo grupo.
7) Os encarcerados- apoio aos familiares. Propor o estudo da espiritualidade através de livros espíritas doados a estas instituições.
8) Visitações a Hospitais Espíritas e Comunidades Terapêuticas Espíritas para o estudo e conhecimento de outros modelos visando o aprimoramento e integração do Movimento Espírita.
9) Visitações às Casas de Acolhida levando apoio material e espiritual às crianças e adolescentes que assim vivem distantes de pais e familiares.
10) Movimento pela Paz (sendo realizado pelos colegas Gelson, Maria da Graça e Anahy) com palestras, oficinas e vivências, em escolas e comunidades, envolvendo alunos, pais e professores.

solidariedade

“Toda a essência da vida encontra-se estabelecida no amor, que é de procedência divina. Alcançar esse clímax do processo da evolução é o cometimento mais audacioso que o ser inteligente encontra pelo caminho ascensional.” Joanna de Ângelis pelo médium Divaldo Franco. (JESUS E O EVANGELHO – À LUZ DA PSICOLOGIA PROFUNDA).