9723708930_a3af70956e_z

A partir de 2015, no mês de setembro haverá um movimento de conscientização da população sobre a realidade do suicídio. Assim como já existe o outubro rosa, lembrado a prevenção do câncer de mama, e o novembro azul, feito para conscientizar sobre as doenças masculinas, o Setembro Amarelo foi criado para mostrar a realidade sobre o suicídio.
Para mais de 90% dos casos existe prevenção. Segundo o Centro de Valorização da Vida, o CVV, a cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas. O suicídio é considerado um problema de saúde pública. Um brasileiro morre deste mal a cada 45 minutos. No mundo, o número cresce para um a cada 45 segundos. Pelo menos o triplo disso já tentou tirar a própria vida e outros chegaram a pensar em fazê-lo.

O assunto ainda é tratado como tabu, apesar dos números. O CVV atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 53 anos. De acordo dom o Centro, as pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas e deixar de falar sobre o assunto só colabora para o distanciamento social. Para os voluntários do CVV, o assunto suicídio deveria fazer parte, de forma muito natural, da roda de amigos, nas escolas, casas religiosas e dentro das casas.

O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

No Brasil, uma das instituições que está promovendo a causa neste ano é o CVV. Suas 70 sedes em todo o país vão colocar uma faixa amarela na fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municípios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.

A AMERGS estará presente na iniciativa, representada pela Dra Alethéa Sperb, especialmente no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro.

Fonte: http://www.agenciadanoticia.com.br/noticias/exibir.asp?id=22671¬icia=setembro_amarelo_estimula_prevencao_ao_suicidio