Setembro Verde-Amarelo


Talvez seja conhecido de todos a iniciativa do setembro amarelo, que trata da temática da prevenção do suicídio, além do acolhimento das famílias enlutadas. Outrossim, no mesmo mês, temos a campanha do setembro verde, que trata da conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Esses dois movimentos da sociedade tratam de assuntos que são muito dolorosos, contudo necessários, e não podemos nos esquivar de conhecê-los e de sermos instrumentos para que o conhecimento, baseado nas melhores evidências disponíveis, seja propagado de maneira ética e responsável. Assim podemos nos tornar agentes promotores de boas-práticas de saúde, evitando que mitos se propaguem de maneira leviana e prejudicial. Se por um lado há o desencarne de um ente querido, geralmente em situação trágica e inesperada, precipitado por uma condição aguda e não por uma doença crônica, é também a janela de oportunidade que se abre para a designação dos órgãos do desencarnante para um destino diferente daquele oferecido pela escuridão da sepultura.

O verde-amarelo, que em um primeiro momento remete às cores da pátria brasileira no mês em que celebramos nossa independência, deve ser trabalhado para que também nos estimule a pensar sobre as ações ligadas a essas duas temáticas tão relevantes para a comunidade. Como Espíritas, estamos habituados a estudar as questões espirituais ligadas ao suicídio, não obstante, isso não ocorre da mesma maneira com o tema da morte encefálica, doação de órgãos e transplantes. Embora haja vasta literatura espírita sobre a temática, infelizmente ainda a mesma é alvo de certo preconceito e de desconhecimento. Diante do exposto, a AMERGS está programando um debate, com transmissão ao-vivo pelo nosso canal no YouTube, em alusão ao Setembro Verde-Amarelo, em que o tema da doação de órgãos se somará às ações ligadas à prevenção do suicídio e ao acolhimento das famílias enlutadas.

Contaremos com dois autores do livro “Fé na Vida”, o magistrado José Luiz Terra e eu. A medição e coordenação será conduzida pela bacharel em direito e coordenadora do Núcleo Yvonne Pereira, Aline Moura. Também em breve, a partir de uma iniciativa literária da editora da AME-Brasil, será lançado o livro “Coração: Harmonia da Alma”, organizado pelos médicos Carlos Eduardo Aciolly Durgante e Antônia Marilene da Silva, com a contribuição de vários autores, em que um dos temas abordados é justo sobre a questão dos transplantes em uma visão médico-espírita. Aliás, a AMERGS no volume 3 da série “Conectando Ciência, Saúde e Espiritualidade” passou a abordar a questão dos transplantes de uma forma inovadora e atual.

Esperamos que possamos refletir juntos sobre esses dois temas tão importantes e que frequentemente envolvem muitos tabus. Há muita base doutrinária disponível, e esse alicerce será o objeto de nossas considerações na supracitada live do dia 15 de setembro de 2022 , bem como do mencionado projeto editorial que em breve sairá do “forno”. Que seja um setembro repleto de boas reflexões e aprendizados, com a esperança que este mês oferece a todos nós do hemisfério sul do orbe, quando a natureza sempre nos relembra que o inverno dá lugar à primavera, com seus encantos floridos, coloridos, perfumados e renovadores, no processo de transformação incessante que é a vida em si mesma.


Emanuel Burck dos Santos – Presidente da AMERGS (2021-2022)