O Espírita e a Natureza
Já paramos para pensar do que somos feitos? Qual é a nossa composição? Ou melhor dizendo, de quais elementos químicos somos constituídos? Pois bem, se ainda desconhecemos, esclareço que temos dentro de nós o mesmo que está além das fronteiras do corpo físico, como a água, o ar, a terra, nutrientes como o ferro, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o sódio (sal), o potássio, entre outros, em proporções inacreditavelmente idênticas. Isso tudo também faz parte da composição do nosso planeta, estalagem transitória e inadiável paradouro para o aperfeiçoamento moral de todos nós.
Precisamos, enquanto espécie humana, copiar urgentemente o modelo de organização e de ordenação da vida na natureza. Os seres que nela habitam respeitam e muito suas leis, quem as corrompe e as torna desiguais são os outros seres vivos mais evoluídos que dela se utilizam e necessitam para a sua sobrevivência.
Precisamos desenvolver uma nova ética existencial, para assim continuarmos a usufruir desse abrigo fraterno que o Criador delegou a cada um de nós, para sermos os fiéis depositários desse bem inalienável, que é a vida na Terra. Há em cada um de nós algo precioso e divino, que precisa ser cultivado e preservado. Essa nova ética existencial nos ajudará a resgatar o que há de melhor em nós, pois essa será a herança que deixaremos às futuras gerações do mundo. Que nunca esqueçamos que “O meio ambiente começa no meio da gente”. (Texto extraído do livro O que temos de melhor em nós de Carlos Eduardo Durgante).
A AMERGS está abrindo esse espaço de vídeos e fotos para aproveitarmos as belezas da natureza que nos rodeia e estimular a ampliação da nossa consciência, enquanto espíritas, para a responsabilidade que nos cabe quanto ao respeito e à preservação do meio ambiente.
Álbuns
Pare, respire e medite
Pare, respire e medite: parte 2
Visualize e se deixe “contaminar” com a beleza e a energia das imagens – parte 1: Entardecer/Por do Sol
Visualize e se deixe “contaminar” com a beleza e a energia das imagens – parte 2: Serra e Cachoeiras
Visualize e se deixe “contaminar “com a beleza e a energia das imagens – parte 3: Lagos
Visualize e se deixe “contaminar” com a beleza e a energia das imagens – parte 4: Árvores, Campo
Visualize e se deixe “contaminar” com a beleza e a energia das imagens: parte 5 Flores e jardins
Visualize e se deixe “contaminar” com a beleza e a energia das imagens, parte 6: Céus
Visualize e se deixe “contaminar” com a beleza e a energia das imagens, parte 7: um pedacinho do oriente entre nós
Visualize e se deixe “contaminar” com a beleza e a energia das imagens: parte 8 Praia do Veludo – Belém Novo
As fotos e os vídeos são em sua maioria de Porto Alegre, cidades da serra gaúcha e serra catarinense.
Carlos Eduardo A. Durgante
Médico Geriatra, escritor, secretário da AMERGS e Conselheiro da SBEBM
Instagram: @carlosdurgante
Facebook: @carlos.durgante