TERAPÊUTICA COMPLEMENTAR ESPÍRITA

TERAPÊUTICA COMPLEMENTAR ESPÍRITA

“O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos” (Pr.17.22)

Atualmente o homem é percebido, numa visão integral, como um complexo bio-psico-sócio-espiritual.
Frente a suas dores, conflitos, doenças e finitude necessitará de uma abordagem terapêutica que ultrapasse as questões puramente químicas e medicamentosas. Essa abordagem terapêutica para ser mais eficaz deverá envolve-lo como ser integral que é.

O que se entende por terapêutica?

“É a parte da medicina que trata da escolha e administração dos meios para curar as doenças; é cuidar e bem servir a alguém; o medicamento, substância ou preparo que se utiliza como remédio; o agente que combate o mal, a dor, aquilo que serve para curar ou aliviar; é também a ajuda, o auxílio, o socorro, a proteção”. Neste conceito mais amplo que a Dra. Lenice Aparecida de Souza Alves da AMEMG nos escreve no livro Porque Adoecemos?, podemos compreender que a terapêutica mais eficaz é aquela que envolve, ao todo (bio-psico-sócio-espiritual), a ajuda, o socorro e a proteção, já que ao adoecermos nos encontramos em estado de desequilíbrio interno. Nesse sentido a Terapêutica Complementar Espírita vem agregar e atender o ser integral que somos.
Hoje compreendemos que as causas da saúde e da doença “estão no ser imortal, em sua habilidade ou maturidade anímica de gerenciar as funções orgânicas, mantendo-as em harmonia (saúde) ou determinando-lhe desequilíbrio (doença) ”, assim escreve Dr. Francisco Cajazeiras em Saúde e Espiritismo – AME Brasil.
Através da Doutrina Espírita passamos a avaliar o aspecto pedagógico da doença.
A ciência progride com os avanços para suprimirem os sofrimentos físicos, no entanto, as dores da alma continuam a se multiplicarem. ”E para a enfermidade da alma somente os remédios espirituais são aplicáveis” nos diz André Luiz em os Mensageiros, psicografia de Chico Xavier.
Cada vez mais em nossos consultórios as pessoas buscam o alivio maior e paz para suas inquietações da alma que se manifestam em sintomas no seu corpo ou mente. E isto nos fica tão claro, quando os pacientes, em seus relatos intensos e profundos, manifestam uma necessidade enorme de falarem e serem escutadas em suas inquietações que vão além dos sintomas físicos.
O auto-conhecimento leva o ser humano a se reconhecer como ser espiritual que traz em sua bagagem dores que, nem mesmo toda a fármaco disponível é capaz de produzir efeitos curadores mais eficazes e profundos.
“Toda a medicina é serviço de amor, atividade de socorro justo, mas o trabalho de cura é peculiar a cada Espírito” E nesse sentido que a terapêutica complementar espírita traz sua contribuição.
“Em todo o processo degenerativo ou de aflição, o Espírito em sí mesmo, é sempre responsável, consciente ou não. E, naturalmente, só quando ele opta pela harmonia interior, opera-se-lhe a conquista da Paz”(J de Angelis)
A terapêutica complementar espírita deve ser agregada à terapêutica medicamentosa ou psicoterápica quando prescrita pelo médico ou psicoterapeuta.

O que abrange a terapêutica complementar espírita:

• tratamento fluidoterápico(passes magnéticos) que visam reequilíbrio energético, físico e espiritual. Muitas vezes inclui água fluidificada para ser administrada durante o tratamento espiritual.
• reuniões de desobsessões que realizam tratamento espiritual de profundidade;
• Evangelho no Lar, leitura semanal do evangelho para melhorias na sintonia energética da psicosfera do ambiente doméstico.
• Reforma íntima, imprescindível transformação moral que o indivíduo deve empreender para que haja mudanças necessárias no pensamento e nas atitudes (existem grupos nos Centros Espíritas que trabalham esse apoio, o que poderíamos chamar processo de autoajuda espírita).
Atualmente temos acesso a todos esses recursos que visam auxiliar em nossos processos de melhorias e curas de sintomas e doenças.
Que não esqueçamos o exercício constante de trabalharmos a nossa fé que nos coloca mais perto do Pai Maior e de toda a Espiritualidade responsável pelo nosso Amparo e auxílio.
Que não esqueçamos das palavras do Mestre Jesus que nos diz :

”Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei…”(mateus 11:28-30)

Assim como também não esqueçamos que ELE nos disse: “Sois deuses”, logo podemos também trabalhar em prol da nossa cura. Caminhemos confiantes utilizando todos esses recursos que nos foram alcançados por nosso Pai Misericordioso, que ama seus filhos e que deseja apenas a nossa evolução.
Façamos a nossa parte e confiemos!

Elizabeth Scchuck – psicóloga clínica e psicoteraupeuta de família