sepe
– MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJU –

MUNICÍPIO DE CANOAS

19 a 21 de novembro de 2015

Objetivos: Entre os problemas mais recorrentes na escola estão a violência e a dificuldade de estabelecer um trabalho conjunto entre a instituição escolar, a família e a Sociedade em geral. A presença desses problemas leva muitas vezes ao abandono escolar e à reprovação, o que acaba por marginalizar um grande número de estudantes, sobretudo das camadas menos privilegiadas da sociedade. O “MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJU” propõe mobilizar diversos atores sociais, para que, juntos, desenvolvam ações com vista ao enfrentamento da violência e da exclusão social, por meio da educação e da construção de uma cultura de paz. O projeto conta com a adesão de pessoas interessadas em interagir com as comunidades escolares, tendo como foco a prevenção e enfrentamento da violência na construção de uma cultura de paz.

PROGRAMAÇÃO

Dia 19/11/2015 (Quinta-feira)

19:30ABERTURA DO MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJÚ

Apresentação do Coral da ULBRA – ULBRATI

Apresentação das Oficinas, do propósito e da história do MOVIMENTO PELA PAZ SEPÉ TIARAJÚ. Coordenação: ANAHY FAGUNDES DIAS FONSECA, Médica Psiquiatra. Professora na Especialização em Saúde e em Espiritualidade (Faculdades Monteiro Lobato).

WorkshopVivendo Valores na Educação. Coordenação: MARCIA MEDEIROS. Jornalista (PUC/RJ), Especialista em Educação. Voluntária da ONG “Brahma Kumaris

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-Alvo: autoridades e oficineiros.

 

14:00 às 21:00Palestras simultâneas em Universidades (Anexo I). Entrada franca.

 

Dia 20/11/2015 (sexta-feira)

 

 

8:00 – “Café da manhã com empresários”

Local: Auditório da Promotoria de Justiça de Canoas.

 

9:00 às 11:30Oficinas simultâneas nas Escolas Municipais (Anexo II)

 

14:00Painel do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju – “Os desafios da educação na atualidade: a busca do herói interior e seus valores”

Coordenação: ANAHY FAGUNDES DIAS FONSECA. Médica Psiquiatra; ROSÂNGELA CORRÊA DA ROSA. Promotora de Justiça Regional da Educação de Santa Maria.

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: Oficineiros, público das oficinas e público em geral.

 

14:00 às 21:00Palestras simultâneas nas Universidades (quadro anexo). Entrada franca, sendo opcional a entrega de 1kg (um quilo) de alimento não perecível, para doação aos que se encontram em Estado de Necessidade em razão das recentes adversidades climáticas.

 

 

Dia 21/11/2015 (Sábado)

9:00Atividades

Local: Parque Eduardo Gomes, Município de Canoas. Entrada franca, sendo opcional a entrega de 1kg (um quilo) de alimento não perecível, para doação aos que se encontram em Estado de Necessidade em razão das recentes adversidades climáticas.

Atividades: Conte Mais – FERGS; Jogo Trilha da Calma – ONG Brahma Kumaris; Exposição de livros e CDs – AMERGS, FERGS, ONG Brahma Kumaris e Seicho-No-Ie do Brasil; Teatro de Fantoches – Guarda Municipal de Canoas; Banda Marcial – V COMAR; Exposição e Pista de Orientação – 3º Batalhão de Suprimento do Exército

 

10:30Confecção do “Colar Sepé Tiaraju

Coordenação: ANAHY FAGUNDES DIAS FONSECA, Médica Psiquiatra.

Público-alvo: Oficineiros, educadores, estudantes e público em geral.

 

 

 

 

ANEXO I

PALESTRAS

(a se realizarem nas Universidades)

Dia 19/11/2015 (quinta-feira)

14:00Painel “As Interfaces necessárias no enfrentamento à violência contra a mulher e o relato da experiência do Projeto de Extensão Promoção da Paz

ÂNGELA MARIA PEREIRA DA SILVA, Mestre em Serviço Social (PUC/RS); CAROLINE FERNANDA DA SILVA, Mestre em Serviço Social (PUC/RJ). Coordenação: ANAMARIA COLLA. Doutora em Educação (UFRGS)

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes, educadores, oficineiros e público em geral

15:00 – Painel “Autoconhecimento, solução de conflitos, propósito de vida e felicidade

MÁRCIA MORAES. Doutora em Psicologia da Educação. Coordenação: ANAMARIA COLLA. Doutora em Educação (UFRGS).

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes e público em geral

 

15:40Painel – “CRIE Qualidade de Vida no Trabalho

RUY PEDRO BARATZ RIBEIRO, Administrador, Conselheiro do Conselho Federal de Administração, voluntário da Seicho-No-Ie do Brasil – Regional RS – Rio Branco
Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: Gestores Escolares, Gestores em Geral, Empresários e Educadores e público em geral

20:00 – Painel “Ronald Dworkin e a ‘special responsibility’”

LENIO LUIZ STRECK, Advogado; Procurador de Justiça aposentado; Pós-Doutor em Direito (Universidade de Lisboa); Doutor em Direito (UFSC). FRANCISCO JOSÉ BORGES MOTTA, Doutor em Direito (UNISINOS). Promotor de Justiça. Coordenação: JOÃO PAULO FONTOURA DE MEDEIROS, Doutorando em Direito (Universidade de Lisboa). Promotor de Justiça.

Local: UNILASSALE (Auditório). Público-alvo: estudantes, educadores, oficineiros e público em geral

20:00Painel “Direitos Humanos e a Espiritualidade na Saúde”.

MAURO LUÍS SILVA DE SOUZA, Mestre em Direito (UNISINOS). Promotor de Justiça Coordenador de Centro de Apoio Operacional. CÉSAR GEREMIA. Médico Endocrinologista Pediátrico. Mestre em Medicina (UFRGS).

Local: UNIRITTER (Auditório Carlos Maximiliano). Público-alvo: estudantes e público em geral.

20:30 – Painel “A Escola e a valorização dos Professores em busca da paz

TANIA MARIA SCURO MENDES, Doutora em Educação (UFRGS). Professora (ULBRA/RS).[1]

Coordenação: ANAMARIA COLLA. Doutora em Educação (UFRGS).

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes e público em geral

21:00Painel “A construção da paz a partir da salvaguarda de uma vida digna: o Direito à Saúde

ALESSANDRA QUINES CRUZ, Mestranda em Direitos Humanos (UNIRITTER). Defensora Pública. ANDRÉ DE AZEVEDO COELHO, Doutorando em Direito (Universidade de Lisboa). Promotor de Justiça. DANIEL MOURGUES COGOY. Defensor Público Federal. Mestrando em Direito. Coordenação: ANTÔNIO CARLOS DE AVELAR BASTOS, Procurador de Justiça.

Local: UNIRITTER (Auditório Carlos Maximiliano). Público-alvo: estudantes e público em geral.

 

Dia 20/11/2015 (Sexta-feira)

14:00Painel “O mito do heroi na educação

ROSANGELA CORRÊA DA ROSA, Promotora de Justiça Regional de Educação de Santa Maria. ANAHY FAGUNDES DIAS FONSECA, Psiquiatra. Professora do Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade das Faculdades Monteiro Lobato.

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-Alvo: Educadores e oficineiros.

 

17:00 – Painel “Forças Armadas em tempos de paz

O papel do Exército Brasileiro no desenvolvimento nacionalERNESTO ISAACODETTE DUTRA PEREIRA BATISTA LOPES, Tenente Coronel do Exército Brasileiro. Comandante do 3.º Batalhão de Suprimento. Mestre em Curso de Comando e Estado-Maior. Mestre em Operações Militares. Coordenação: JOÃO PAULO FONTOURA DE MEDEIROS, Doutorando em Direito, (Universidade de Lisboa). Promotor de Justiça.

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes e público em geral

 

18:00 – Painel “O sonho de uma nova educação

LÉA FAGUNDES, Pedagoga e Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano e coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) pela UFRGS.

MARCOS ROGÉRIO SILVESTRE VAZ PINTO, Pedagogo. Superintendente da Seicho-No-Ie do Brasil. Coordenação: ANAMARIA COLLA. Doutora em Educação (UFRGS).

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes, educadores, oficineiros e público em geral.

 

19:30Apresentação – “A real do Futuro

20:00 – Painel: “Uma construção de paz a passar pela Identidade Afrobrasileira: Retrospectiva e Contemporaneidade da Identidade Afrobrasileira

FRANCISCO SILVA, Coordenador Executivo do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ); UBIRAJARA CARVALHO TOLEDO, Secretário-Geral do IACOREQ; IOSVALDIR CARVALHO BITENCOURT JR. Doutor em Antropologia Social (UFRGS).

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público-alvo: estudantes e público em geral.

20:00Painel “Um novo modelo para o Sistema Prisional: A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e suas contribuições

ALEXANDRE DE SOUZA COSTA PACHECO. Juiz Corregedor; GILMAR BORTOLOTTO, Procurador de Justiça; SIDINEI BRZUSKA, Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais (POA). Coordenação: ANTÔNIO CARLOS DE AVELAR BASTOS, Procurador de Justiça.

Local: UNILASSALE (Auditório). Público-alvo: Prefeitura Municipal, autoridades, estudantes, educadores, oficineiros e público em geral.

 

20:00 Painel “Bioética e respeito para com os não humanos: uma paz a se alcançar

ALEXANDRE SIKINOWSKI SALTZ. 1.º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. Mestre em direito (PUCRS); FERNANDA LUIZA FONTOURA DE MEDEIROS. Doutora em Direito (UFSC). Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE. Advogada. Coordenação: JOÃO PAULO FONTOURA DE MEDEIROS, Doutorando em Direito, (Lisboa). Promotor de Justiça.

Local: UNIRITTER (Auditório Carlos Maximiliano). Público-alvo: estudantes e público em geral.

 

21:00Painel “Direitos Humanos e Geração da Paz: o combate ao cyberbullying

ALESSANDRA MIZUTTA de BRITTO, Doutoranda em Direito (PUCRS). Professora e Coordenadora Adjunta da Graduação em Direito da ULBRA/Canoas. Advogada; PABLO QUEIROZ ROCHA, Delegado de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) de Canoas.

Local: ULBRA (Auditório 220 do Prédio 1). Público- alvo: estudantes e público em geral.

[1] Desenvolveu pesquisas nas linhas de Psicologia Cognitiva, Envelhecimento Humano e Saúde; Formação de Professores e Mídias na Educação; Tecnologias Digitais em Processos Educativos, Estudos Culturais em Educação, Ensino Superior: teoria e prática. A pesquisa Vitimização de Professores e a Alunocracia na Educação Básica subsidiou a elaboração dos Projetos de Lei 178/2009 e 191/2009 pelo Senado Federal.